Formato tem cada vez mais sido requisitado para formação superior
Escolher um curso ofertado na modalidade a distância muitas vezes é opção para quem deseja pagar menos – visto que os custos da manutenção são menores – ou adequar os estudos à rotina do dia a dia, já que nesse formato o aluno pode estudar quando e onde quiser.
Na modalidade, o contato com o conteúdo do curso, os professores, colegas de turma e coordenadores é feito em plataforma virtual, bem como os fóruns para a comunicação com os outros estudantes. Provas, exames e estágios são realizados presencialmente, em alguns casos, variando de acordo com as diretrizes da instituição.
Entre os tipos de cursos ofertados na modalidade EAD, estão: Ensino Técnico, Graduação, Pós-graduação e Cursos Livres. Quem deseja fazer um curso EAD, pode escolher entre as mais diferentes áreas de atuação. Entre as principais, destacamos:
- Administração
- Ciências Contábeis
- Comunicação
- Design
- Educação
- Gastronomia
- Gestão Ambiental
- Gestão de RH
- Gestão Pública
- Gestão Hospitalar
- História
- Língua Portuguesa
- Logística
- Pedagogia
- Marketing
- Serviço Social
Graduações que não podem ser feitas online
Ainda que o número de cursos oferecidos na modalidade EAD cresça a cada momento, ainda existem algumas formações que não contam com esse formato de ensino. Esses cursos requerem a vivência do aluno com os objetos de estudo e, por essa razão, ainda não podem ser oferecidos na modalidade EAD. Porém, a expectativa é que, com o avanço da tecnologia, não existam mais restrições práticas e até mesmo teóricas para que todos os cursos de graduação possam ser realizados pela internet, no ensino a distância.
Entre eles, destaca-se:
- Astronomia
- Direito
- Cinema
- Fonoaudiologia
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Odontologia
- Psicologia
Fonte: Agência Educa Mais Brasil